O mundo sempre passa por períodos de guerras, e vamos mostrar aqui o que a Bíblia diz sobre guerras.
Pois diferente do que a maioria das pessoas acreditam a Bíblia fala muito sobre guerras. Antes mesmo da criação do mundo, a palavra de Deus já relata que houve uma guerra nos céus.
Encontramos essa história marcada nos livros de Ezequiel 28 e Isaías 14. São as duas principais passagens bíblicas que mostram a grande guerra que houve no céu, e dessa forma a entrada do pecado no universo por ocasião da queda de Satanás.
Um dos significados do nome de Deus é: Senhor dos exércitos. Isso porque o Antigo Testamento praticamente descreve um cenário de guerra. Onde existiram diversos períodos em que o povo de Deus teve que batalhar contra diversos povos inimigos.
E ali eles lutaram e guerrearam em nome do Senhor, o Deus dos exércitos.
Deus permite que a guerra exista, porém não é o que Ele planejou desde do princípio. E por isso devemos observar atentamente o que a Bíblia diz sobre guerras, pois tudo que acontece no mundo tem um propósito divino.
Índice de Conteúdo
Guerras na Bíblia
Os livros históricos do Antigo Testamento retratam um período de muitas guerras. E você pode até pensar que o Deus do passado era um Deus violento. Porém não era sem motivo que o povo entrava em guerras.
“É por causa da maldade destas nações que Jeová, seu Deus, as expulsa de diante de você.” — Deuteronômio 9:5.
O povo de Deus lutou contra nações que eram muito violentas e imorais. Os povos dessas nações realizavam coisas que eram abomináveis ao olhos de Deus, como: relações sexuais com animais, cometiam incesto e até matava seus filhos para oferecer a falsos deuses.
Deus não se agradava dessas práticas maldosas e horríveis que esses povos a pagãos faziam. E como um Deus bom e piedoso, concedeu diversos anos para que eles pudessem mudar seus comportamentos pecaminoso.
Porém eles insistiam em cometer esses atos abomináveis, e por isso, Deus disse: “É por meio de todas essas coisas que se tornaram impuras as nações que expulso de diante de vocês.” — Levítico 18:21-25; Jeremias 7:31.
Além disso a Bíblia relata outras histórias de guerras, em que havia o interesse de restabelecer a justiça ou o direito (defesa) de determinado povo. Outras vezes, tratava-se do interesse ambicioso de usar a força para opressão, castigo ou dominação.
A origem das guerras
Você sabe o que a Bíblia diz sobre as guerras e onde elas se originam? Encontramos a resposta para isso no livro de Marcos em que Jesus fala:
“Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’”. Marcos 7:21-23.
As guerras se originam primeiramente no coração de homens. Com as suas ambições, maldades, enganos, e arrogância, estão em busca de poder.
Ao longo de toda a história do mundo vemos que a ânsia por poder, opressão e domínio estão no cerne da origem de muitos conflitos. Muitas vezes as estratégias utilizadas trazem grandes malefícios para a vida de toda a população geral.
Causando grande dor e sofrimento e um período de grande dificuldade, onde a esperança por dias melhores fica cada vez menor. Chegando a morte sem terem concluído seus sonhos e desejos.
Sem se importar se está sendo feiro de forma justa ou injusta, causam impasses e desacordos que só são resolvidos pelo uso da força.
Tipos de guerra
Muitas pessoas acreditam que a guerra é apenas um conflito entre grandes nações. Porém existem diferentes tipos de guerra, como:
- Guerra entre povos ou países – Onde os governantes desejam aumentar os seus territórios, conquistar e dominar para ampliação econômica, tecnológica, religiosa ou comercial.
- Na igreja – quando as divisões, partidarismos, diferentes interpretações e opiniões provocam disputas e conflitos entre irmãos.
- No trabalho – Quando o egoísmo e a ganância (ambição por promoções, status, etc) falam mais alto que a ética e o espírito de equipe.
- Na família – quando os seus membros não entendem o seu papel e combatem em vez de amar e respeitar.
- Guerra espiritual – quando lutamos contra nossa carne, o mundo e o Diabo
O que a Bíblia diz sobre guerras e como acabar com elas
Segundo a Bíblia e os ensinamento que encontramos a solução para que as guerras possam chegar ao fim é a Paz de Cristo. Pois ela excede do entendimento que o mundo tem.
Ela entra em oposição à todo tipo de violência, destruição e morte, a Bíblia nos aconselha o caminho da Paz. Somos orientados a ter paz com todos os homens, no que depender de nós em Romanos 12:18.
A esperança futura que temos é que: Deus dará fim a toda contenda no mundo Isaías 2:4. Pela fé, esperamos um novo tempo em que não haverá mais morte, nem dor Apocalipse 21:4. A Bíblia afirma que somente Deus pode pôr fim às guerras do mundo inteiro.
Veja Também: