Qual é A Diferença Entre O Joio E O Trigo? - O Correio De Deus

Qual é a diferença entre o Joio e o Trigo?

Descubra o significado da parábola do Joio e o Trigo!

Leia Também:

Você já se perguntou o que significa separar o Joio e o Trigo? Afinal de contas, o que isso tem a ver com a vida cristã? Trouxemos para você o significado dessa parábola e assim você saberá se você tem sido joio ou trigo.

Quando Jesus esteve na terra ele escolheu as parábolas para ensinar as pessoas que o seguiam pois dessa maneira Ele conseguia explicar verdades complexas de uma forma simples.

Entre as diversas parábolas contadas está a do Joio e o Trigo, ele contou essa parábola para trazer compreensão a respeito da Justiça de Deus. Na parábola Jesus conta que um homem plantou trigo no seu campo, e o seu inimigo para o prejudicar jogou sementes de joio no meio do trigo.

À medida em que a plantação crescia, era perceptível que havia joio entre o trigo, porém aquele joio não podia ser arrancado naquele momento, pois poderia prejudicar o crescimento do trigo. Então o dono do campo ordenou que na época da colheita tudo seria colhido junto, o joio e o trigo, mas após a colheita haveria a separação, o que fosse trigo seria guardado e o joio seria lançado no fogo.

O joio e o trigo são muito parecidos e crescem juntos, porém o joio não tem serventia alguma, e o trigo serve para fazer diversas coisas. Da mesma forma que aconteceu na parábola também acontecerá no dia do Juízo final, pois haverá a separação entre os verdadeiros filhos de Deus e aqueles que não são.

O que é o Joio?

Caso você não saiba, o joio é uma planta que se parece muito com o trigo quando brota, e a única diferença entre essas duas plantas está na semente. A semente do trigo é boa para alimentação e serve para fazer a farinha, aquela que produz deliciosos pães e bolos. Porém a semente do joio é tóxica e não deve ser consumida.

Em meio a uma plantação de trigo, o joio é uma erva daninha.

Diferença entre o joio e o trigo
Diferença entre o joio e o trigo

Enquanto estão crescendo é muito difícil de distinguir do o joio e o trigo, mas assim que é identificado que existe joio no meio trigo é natural querer arrancá-lo o mais rápido possível. Mas essa não é a ação recomendada, pois ao tentar arrancar o joio, o trigo também pode ser tirado fora, pois suas raízes e ramos estão misturados. Dessa forma seria muito difícil arrancar o joio sem arrancar algum trigo.

Eles amadurecem mais ou menos na mesma época e a partir desse momento ficam distintas, pois suas espigas crescem de formas diferentes. Dessa forma o joio pode ser arrancado com segurança, sem que atrapalhe na colheita do trigo.

Significado da parábola

Agora que você já entendeu a diferença ente o joio e o trigo ficará mais fácil compreender o significado da parábola.

Jesus quando contou essa parábola não deixou as pessoas que estavam presentes sem entender, ele explicou como podemos ler em Mateus 13:37-43.

Ele disse que o semeador é o Filho do Homem, ou seja, ele mesmo o próprio Cristo, que planta a boa semente, e o trigo representa os verdadeiros filhos de Deus. O inimigo que planta o joio é o diabo, e o joio representa os filhos do diabo. O campo onde ambos são plantados é este mundo.

A colheita acontecerá no fim dos tempos e assim como ocorreu na parábola o que for trigo será recolhido e guardado, mas todo o joio será arrancado fora e jogado no fogo, e nesse dia haverá choro e ranger de dentes.

Parábola do joio e o trigo
Parábola do joio e o trigo

Durante a vida nessa terra pessoas boas e pessoas más vivem e crescem juntas. Jesus deixou claro que os filhos de Deus estão no mesmo lugar que os filhos do diabo, mas o que diferencia é a sua essência. O joio está espalhado por vários lugares e pode estar até mesmo dentro da igreja.

Por vezes esse joio é confundido com trigo, pois realiza obras grandiosas no nome de Deus, porém a sua verdadeira essência não está ligada a Cristo. O verdadeiro cristão tem uma natureza diferente, pois foi moldado por Jesus.

Aprendemos com essa parábola que Deus é paciente e amoroso, pois ele não arranca o joio, e não destrói os injustos de uma vez, para que os justos não sejam destruídos junto com eles. Ele espera a hora certa em que seus filhos estarão prontos e preparados para estarem junto dele.

Como saber se você é joio ou trigo?

Existe apenas uma pessoa que pode sanar essa dúvida, e esse é Deus, Ele é o único pode separar o joio e o trigo. Como então eu posso saber se sou joio ou trigo? E a resposta para essa pergunta é simples.

Aquele que é temente ao Senhor, que sente o ardor no coração pela obra e que ama verdadeiramente a Deus e a sua palavra, que procura ter uma vida reta e justa, e busca estar cheio do Espírito Santo. Que lê a bíblia, ora, e que está sempre pronto para realizar a obra do Senhor.

Como saber se sou joio ou trigo?
Parábola do joio e o trigo

Esse sem dúvida é um filho de Deus, pois crê e tem convicção de que no dia do grande juízo ouvirá o Senhor lendo o seu nome no livro da vida, e gozará a eternidade com Deus.

Por isso reflita sobre a sua vida e veja se você tem realmente seguido os caminhos de Cristo, se a sua essência está voltada para as coisas do alto, e que você não esteja apenas vivendo de aparências. Pois naquele dia Deus separará o joio e o trigo, e ali ele verá a sua verdadeira semente.

Deus abençoe!

Veja também: Ter medo ou não do fim dos tempos?

Formada em Ciências Econômicas, sou cristã comprometida com as atividades da igreja. Colaboro no O Correio de Deus e outros sites do Grupo SED, integrando minha formação acadêmica e minha fé para oferecer conteúdo significativo e enriquecedor.

Artigos Relacionados

Descubra quais são os 4 segredos da oração

Que a oração é parte fundamental da vida de um cristão nós já sabemos. Você sabia que existem alguns segredos da oração? Então venha descobrir alguns segredos que apenas uma vida de oração pode ...

Você continuará no nosso site

Tatuagem é pecado? Veja o que diz a Bíblia!

Afinal tatuagem é pecado? Essa sem dúvidas, é uma das questões mais polemicas no meio cristão. Principalmente nos dias de hoje em que o liberalismo tem tomado conta do mundo, e essa forma de ...

Você continuará no nosso site

O que a Bíblia diz sobre guerras?

O mundo sempre passa por períodos de guerras, e vamos mostrar aqui o que a Bíblia diz sobre guerras. Pois diferente do que a maioria das pessoas acreditam a Bíblia fala muito sobre guerras. ...

Você continuará no nosso site