O Verdadeiro Significado Do Natal Na Bíblia - O Correio De Deus

O verdadeiro significado do Natal na Bíblia

O natal vai além de festas e comemorações conheça o seu verdadeiro significado!

Leia Também:

O natal é uma data muito especial para várias pessoas pois é época de confraternizar com as pessoas amadas, mas o verdadeiro significado do natal vai muito além de festas e confraternizações.

Jesus Cristo nasceu e é isso que traz sentido para que esse dia seja tão especial!

O natal é a data oficial em que os cristãos comemoram e celebram o nascimento de Messias prometido, Jesus. A vinda de Cristo à terra é um grande marco, pois Deus desde ocorreu a queda do homem havia prometido que o salvador viria ao mundo.

Essa atitude demonstra quão grande é o amor de Deus pela humanidade, pois o próprio Deus se fez carne e esteve entre nós. E para que se cumprisse o plano de salvação através da vida de Jesus era necessário que ele nascesse como homem.

O nascimento de Jesus é o evento central da história da humanidade, pois representa o cumprimento das profecias do Antigo Testamento sobre o Messias que viria para redimir os pecados da humanidade. O nome “Jesus” significa “Salvador”, e Ele é visto como o Salvador do mundo, aquele que veio para reconciliar os seres humanos com Deus.

Curiosidades sobre o natal

Existem algumas curiosidades sobre a vida de Jesus e sobre o dia do seu nascimento que muitas pessoas ainda não sabem. Muitos não conhecem e nem entendem o quão importante esse dia é, e qual o é o verdadeiro significado do natal.

A palavra natal significa “nascimento”, e por isso esse é o nome do feriado. Não existem evidências de que Jesus tenha realmente nascido no dia 25 de dezembro, porém em muitos lugares do mundo esse foi o dia escolhido para comemorar o natal. Em alguns lugares o natal é comemorado no dia 6 de janeiro.

Outra curiosidade sobre o natal é que embora muitas representações do nascimento de Jesus mostrem Maria montada em um burro, a Bíblia não menciona explicitamente o uso de um burro no relato do nascimento.

Símbolos e Tradições

O Natal é uma época de alegria e celebração, onde as pessoas trocam presentes, decoram suas casas e se reúnem com a família e os amigos. No entanto, o verdadeiro significado do Natal vai além das festividades e das tradições culturais.

O verdadeiro significado do natal
O verdadeiro significado do natal

É um momento para os cristãos refletirem sobre o nascimento de Jesus e o impacto que Ele teve e continua a ter em suas vidas. A maioria dos símbolos e tradições realizadas nessa época do ano mostra o verdadeiro significado do natal, confira:

  • Presentes – Os presentes nos lembram que Jesus foi o maior presente de amor que Deus deu ao ser humano, pois através de seu sacrifício temos então acesso a salvação. (João 3.16)
  • Presépio – Relembra que Jesus mesmo sendo o rei dos reis veio ao mundo de forma simples.
  • Estrela – Representa que Jesus é o nosso guia, pois a estrela guiou os magos até Jesus.
  • Família – Jesus Cristo nasceu como homem, teve uma família e através do seu nascimento nos tornamos então seus irmãos, e agora podemos fazer parte da família de Deus. (João 1:12)(1 João 3:1)

A importância do nascimento de Jesus

A história do nascimento de Jesus é contada nos evangelhos de Mateus e Lucas. Esse foi um evento importante pois é o cumprimento da promessa que Deus havia feito no jardim do Éden. De que um dia um homem nascido de mulher pisaria da cabeça da serpente. (Gênesis 3:15)

E desde esse acontecimento muitos profetas foram iluminados, receberam a revelação divina e escreveram sobre o Messias que havia de vir para trazer salvação ao mundo. O nascimento de Jesus cumpriu todas essas promessas.

O verdadeiro significado do natal
O verdadeiro significado do Natal

Vamos relembrar a forma como Jesus nasceu, pois além de ser o verdadeiro significado do natal ensina bastante sobre a sua vida e ministério aqui na terra, veja:

  • Jesus nasceu de uma virgem – Jesus é Deus e dessa forma não há pecado algum nele. Sendo assim, para que Jesus nascesse sem pecado algum, o Espírito Santo veio sobre ela e assim ela deu à luz a Jesus. (Lucas 1:34,35)
  • Num estábulo – Jesus ter nascido em um estábulo mostra a sua posição de humildade, pois ele veio ao mundo em posição de servo. (Filipenses 2:7)
  • Dentro de uma família – Jesus teve uma vida humana normal e também teve uma família como todos nós.
  • Adorado – Mesmo vindo de forma humilde ao mundo algumas pessoas reconheceram que aquele era o Messias e foram o adorar (Lucas 2:15-20) (Mateus 2:11)
  • Perseguido – Já outra pessoa não ficou feliz com a notícia do seu nascimento e o perseguiu (Mateus 2:13)

O natal é uma festa pagã?

Não, o natal não é uma festa pagã, pelo contrário o natal é uma festa cristã.

De fato hoje em dia essa data se tornou apenas um dia comercial, para fazer compras e trocar presentes. Eles até tentam enganar as pessoas falando que o símbolo do natal é o “bom velinho”, e colocam o foco em coisas materiais e supérfluas.

O verdadeiro significado do natal
O verdadeiro significado do Natal

Mas o verdadeiro significado do natal e que arde em nossos corações é a certeza de que esse dia foi o dia em que a terra recebeu consolação e pode sentir o grande amor de Deus, através da vida de Jesus. O natal teve origem por causa do nascimento de Jesus e dessa forma devemos comemorá-lo até que Cristo venha.

Jesus trouxe uma mensagem de amor, perdão e paz. Ele ensinou sobre a importância de amar o próximo, cuidar dos necessitados e viver uma vida de retidão. Seu nascimento simboliza não só o verdadeiro significado do natal mas a esperança de um mundo melhor, onde as pessoas podem encontrar perdão para seus pecados e experimentar a paz que vem de um relacionamento com Deus.

Por isso esteja atento, pois o natal é uma festa cristão, mas que se o foco for desviado de Jesus pode se tornar uma festa pagã. Então nunca se esqueça do verdadeiro significado do natal, Jesus Cristo, ele é a razão do natal, ele é a razão de termos esperança, paz e amor.

Lembre-se de Jesus e celebre este natal!

Formada em Ciências Econômicas, sou cristã comprometida com as atividades da igreja. Colaboro no O Correio de Deus e outros sites do Grupo SED, integrando minha formação acadêmica e minha fé para oferecer conteúdo significativo e enriquecedor.

Artigos Relacionados

3 Exemplos de Fé na Bíblia

A Bíblia está recheada de grandes exemplos de fé, e também afirma que sem fé é impossível agradar a Deus. Porém na vida existem diversas situações que podem fazer com que a sua fé ...

Você continuará no nosso site

Como fazer o jejum de Daniel?

Daniel foi um grande homem de Deus e a sua trajetória deixou diversos exemplos e um deles foi o jejum. E vamos te mostrar como fazer o jejum de Daniel para que a sua ...

Você continuará no nosso site

Razões Pelas Quais Você Deve Jejuar

Existem alguns pilares na vida de um cristão que é jejuar, orar e ler a Bíblia. Essas foram algumas ações que Jesus Cristo deixou de exemplo enquanto esteve na terra. Muitos cristão priorizam apenas ...

Você continuará no nosso site