Culto No Lar: 9 Dicas Para Fazer Culto Doméstico - O Correio De Deus

Culto no lar: 9 Dicas para fazer culto doméstico

O culto doméstico é um poderosa ferramenta para o fortalecimento espiritual na vida da família! Veja como fazer.

Leia Também:

O culto no lar é uma tradição que tem sido cultivada nos lares cristãos há vários anos, pois é a oportunidade onde a família se reúne para adorar a Deus em casa.

Porém a vida moderna tem tornado os dias cada vez mais corridos, fazendo com que o tempo seja preenchido por agendas lotadas de compromissos, trazendo dificuldade para se reunir e realizar o culto doméstico.

Por isso não podemos deixar esse hábito de lado, pois ele ajuda no crescimento espiritual, além de unir ainda mais os laços familiares com a fé em Cristo. A Bíblia fala em Mateus 18:20: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Dessa forma se reúna com a sua família e crie essa rotina e creia que Deus estará junto com vocês.

E após ler esse artigo convoque a sua família para que todos juntos possam partilhar de um momento de comunhão e adoração e estudo bíblico em casa.

Como fazer o culto no lar ?

Como fazer o culto no lar
Como fazer o culto no lar – Imagem Ilustrativa

A reunião familiar não precisa ser tão formal como as que são feitas na igreja. Então o culto no lar deve ser a “cara” da família, de forma leve e tranquila. Porém sem esquecer que é um culto racional a Deus que deve ser feito com ordem, sendo assim vocês podem seguir esse formato:

  • Louvor – Cânticos que a família goste e também hinos;
  • Oração – Gratidão, adoração;
  • Palavra – Leitura bíblica, devocionais, reflexão, aplicação;
  • Oração – Intercessão, pedidos, necessidades da família.

O mais importante é uma pessoa da família ter a iniciativa e incentivar os outros membros da família e essa pessoal pode ser você. Envolva todos desde o menor até o maior para usufruírem da presença de Deus. Veja algumas dicas para que vocês possam começar hoje mesmo a realizar o culto no lar.

1. Iniciativa

Se na sua casa existem pessoas que ainda não são cristãs, mas você tem sentindo a necessidade de compartilhar a palavra de Deus em seu lar de forma coletiva, a primeira coisa a se fazer é o convite. E mesmo que a sua família toda já conheça a Deus, mas esse não é um hábito existente no seu lar, converse com todos, mostre iniciativa, e convide todos para separarem um tempo para que vocês possam se reunir.

2. Marque um horário

Esse pode ser um dos passos mais difíceis para realizar o culto doméstico, mas não deixe que as dificuldades possam impedir que ele aconteça. Por isso encontre o melhor dia e horário, para que todos possam estar presentes, e marquem na agenda. Pois o culto no lar deve ser um momento especial em que todos devem estar presentes.

3. Compromisso

Após comunicar a todos, com um horário e dias marcados, faça disso um compromisso inadiável no seu lar. Nas primeiras semanas sem dúvidas, vocês conseguiram seguir com a proposta, porém com o passar do tempo surgirão compromissos, atividades e contratempos. Por isso, ore e assuma esse compromisso com Deus, peça a Ele para te ajudar a manter você e sua família firmes com o propósito do culto no lar.

Compromisso com o culto no lar
Compromisso com o culto no lar – Imagem Ilustrativa

Dessa forma, se empenhe em cumprir o combinado, e realizem os encontros no dia e horários previstos, sem atrasos ou cancelamentos. Não abra espaço para outros compromissos no horário do culto no lar, e faça dele um bom tempo de comunhão e celebração a Deus. 

4. Frequência do culto no lar

Agora que o compromisso está feito, e o dia e horário marcados, determine qual será a frequência do culto doméstico. Pode ser que nas primeiras semanas seja feito apenas um culto por semana. Porém no decorrer do tempo vocês podem estar verificando e aumentando a quantidade de culto por semana. Podendo alternar o formato dos encontros durante a semana, veja alguns exemplos:

Diariamente: Essa seria a frequência ideal para reuniões no lar, e para esse culto vocês podem utilizar um aplicativo de devocionais diários que sem dúvidas auxiliará o desenvolvimento espiritual de toda família.

Dias alternados: Talvez realizar o culto no lar todos os dias possa ser difícil, por isso para reuniões em dias alternados é uma boa opção. Para esse culto vocês podem escolher algum livro da Bíblia para fazer um estudo mais profundo da sagrada escritura.

Semanalmente: Essa provavelmente é a opção que melhor atenda quem está começando, escolha um dia da semana e programe um encontro especial com a família.

5. Tempo de oração

Essa é a hora em que todos da casa devem participar do culto no lar. Colocando os seus pedidos e agradecimentos na presença de Deus. Esse é um momento importante pois todos compartilham o que estão passando no seu cotidiano. É uma forma ter mais proximidade com Deus e com a família. As orações conjuntas podem ser de:

  • Pedidos;
  • Agradecimentos;
  • Intercessão.
Tempo de oração no culto no lar
Tempo de oração – Imagem Ilustrativa

Intercale as orações, enquanto um faz o pedido o outro faz a oração. Essa é, uma maneira para que todos possam participar. Além de orarem pelos seus próprios pedidos e agradecimentos, não se esqueçam de orar por motivos gerais como:

  • Orar pela igreja;
  • Orar pelo seu pastores;
  • Orar pelos missionários;
  • Orar pelas almas perdidas.

Esse momento é edificante, então esteja atento para que ninguém se sinta constrangido ou obrigado a “ter” que orar. Por isso, caso alguém se recuse a participar, não force, pois com o tempo, as pessoas ficarão mais à vontade e perderão a vergonha de orar.

6. Momento de Louvor e Adoração

Uma das partes mais alegres do culto no lar é o momento de louvor. Em casa vocês poderão louvar os seus hinos preferidos, podendo ser a capela ou utilizando aplicativo de música gospel grátis, onde você encontra uma infinidade de louvores de todos os gêneros musicais.

Momento de louvor e adoração em famíla
Momento de Louvor e Adoração em família – Imagem Ilustrativa

Escolha previamente quais os cânticos serão cantados durante o culto fazendo uma lista com as músicas. Escolha de 2 a 3 hinos para cantar nesse momento. Use um para iniciar o culto e os outros para cantar no intervalo entre a oração e a leitura da palavra.

7. Estudos bíblicos

Após orar e cantar louvores o próximo passo do culto no lar é aprender mais da Bíblia. Existem diversas maneiras de introduzir a Bíblia no culto doméstico como citamos a cima, podendo ser: ler e contar histórias bíblicas, focar em um livro da Bíblia por mês ou utilizando devocionais.

Você deve ter a sutileza de escolher qual será a melhor forma para que, a sua família compreenda melhor a palavra de Deus. Sendo assim, caso tenha crianças participando do culto no lar, a melhor forma é contando a Bíblia por meio de histórias. Se houver adolescentes e jovens o melhor então é focar em um livro da Bíblia, se todos forem adultos sigam as opções de estudos abaixo:

  • Estudo bíblico indutivo: Esse tipo de estudo é bastante interessante e muito simples de ser realizado com sua família durante o culto no lar. Nele vocês seguirão o método OPA, que são 3 passos fundamentais:
  1. Observar: O que diz a passagem? Atentar para o que está escrito e fazer perguntas sobre o texto.
  2. Perceber: O que significa? Compreender qual é a interpretação daquilo que o texto diz? Debate dirigido.
  3. Aplicação: Como viver hoje aquilo que aprendemos com o texto? Perguntas sobre forma de praticar o aprendido.
Estudos bíblicos em família
Estudos bíblicos – Imagem Ilustrativa
  • Estudo Cronológico da Bíblia: Estudo dos livros da Bíblia na ordem em que os eventos ocorreram na história. Há livros ou planos de leituras que possibilitam o estudo neste formato.
  • Estudo dirigido: Elaborar um roteiro que ajudará a compreender melhor a passagem estudada. Fazer perguntas ao texto são boas opções. Façam a leitura e estudem à passagem tentando responder às seguintes questões:
  1. Existem outros textos bíblicos relacionados a esse?
  2. Qual (quais) mandamento(s) descrito(s)?
  3. Que características de Deus podemos encontrar?
  4. O que o texto apresenta sobre Jesus?
  5. Qual o pecado a ser evitado?
  6. Qual as lições que aprendo com a passagem? 
  7. Qual a lição principal?
  8. Aplicação pessoal – Como praticar o que aprendemos?
  • Estudo sequencial dos livros: Vocês podem optar por estudar todos os livros da Bíblia na ordem que aparecem. Escolha uma boa Bíblia de Estudos (Genebra ou Thompson, por exemplo) estudem as análises referentes aos livros e sigam a leitura observando os esboços e comentários.

8. Testemunho pessoal

Esse momento do culto no lar é destinado para quem quiser compartilhar as bênçãos que Deus tem concedido. Cada membro da família terá a oportunidade de falar sobre as respostas de orações, ou de momentos em sua vida cotidiana que tenham sentindo a presença de Deus, cuidando e ajudando. Todos durante o culto no lar poderão testemunhar aquilo que Deus tem feito em suas vidas. 

9. Jogos e brincadeiras bíblicas

Os jogos bíblicos são sempre bem vindos, pois além de estarem se divertindo também estão aprendendo ainda mais sobre a palavra de Deus. Fazendo com que o culto no lar tenha uma pegada mais divertida e descontraída. Veja algumas opções de jogos bíblicos:

Brincadeiras bíblicas no culto do lar
Brincadeiras bíblicas no culto do lar – Imagem Ilustrativa
  • Perguntas e respostas – Prepare antecipadamente perguntas bíblicas sobre passagens, personagens ou histórias da Bíblia. Para facilitar utilize o aplicativo de perguntas bíblicas.
  • Mímica ou desenhos temáticos – mini competição entre equipes – tentativa de transmitir sem palavras ideias sobre passagens, objetos ou personagens da Bíblia.
  • Ordem dos livros da Bíblia – motive a família a decorar a sequência dos livros da Bíblia de Gênesis à Apocalipse.
  • Versículo decorado – incentive sua família a decorar versículos bíblicos todas as semanas.
  • Quem sou eu? – Escreva num papelzinho o nome de personagens bíblicos e cole na testa de todos, sem que vejam. Cada um terá que descobrir qual o seu personagem, com perguntas que admitem somente SIM ou NÃO como resposta.

Considerações finais

Cada família vai encontrar a melhor maneira para realizar os seus cultos domésticos. O mais importante é que o culto no lar possa se tornar um hábito da família. Que todos possam consigam manter essa atividade com frequência e que toda a família possa participar.

Pois vale a pena separar um momento do dia e abrir o seu lar para ter comunhão com Deus! Que Jesus abençoe você e a sua família!

Veja também: Deus Sempre Responde Nossa Oração!

Formada em Ciências Econômicas, sou cristã comprometida com as atividades da igreja. Colaboro no O Correio de Deus e outros sites do Grupo SED, integrando minha formação acadêmica e minha fé para oferecer conteúdo significativo e enriquecedor.

Artigos Relacionados

Dicionário Bíblico: Explore e Compreenda as Escrituras Sagradas

O dicionário bíblico é o livro mais lido e traduzido do mundo. Ela contém a revelação de Deus para a humanidade, através de histórias, leis, profecias, poemas, cartas e outros gêneros literários. Ela é ...

Você continuará no nosso site

Os melhores 15 versículos de aniversário

Comemorar mais um ano de vida é sem dúvidas uma data muito especial! Por isso trouxemos 15 versículos de aniversário para você abençoar a vida das pessoas que você ama com a palavra de ...

Você continuará no nosso site

Dicas para você desenvolver uma rotina de oração

A vida de oração é um dos pilares da vida de um cristão. Por isso manter uma rotina de oração é de extrema importância. A oração é o momento mais intimo do ser humano ...

Você continuará no nosso site