Do Pecado à Salvação em Jesus Cristo

Ouvimos falar bastante a respeito do pecado, porém algumas pessoas não entendem do que se trata e não sabem das consequências que ele trás para o mundo.

A palavra de Deus em Romanos 3.23 diz: “Por que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Você sabe o que a palavra destituído significa? Privados de algo, impedidos, exonerados e a melhor definição separados. Ou seja o pecado nos separa do nosso Criador, e essa é a maior consequência que ele trás.

O pecado faz com que o homem se distancie de Deus. Pois quando o homem está em pecado, sua mente e coração estão longe da presença dEle. Isso faz com que seus olhos espirituais se fechem e seus ouvidos não ouçam aquilo que vem de Deus.

Em 1Pedro 1.16 diz: Sede santos, porque eu sou santo. Deus abomina o pecado por que ele é santo. E convém que aqueles que invocam o seu nome procurem andar em santidade. Buscando as coisas do alto para que a sua vida esteja em retidão com o Senhor.

Infelizmente a conduta que o ser humano leva nos dias de hoje está cada vez mais distante daquilo que é orientado pela palavra de Deus. O pecado tem entrado cada vez mais, e tem distanciado o homem de Deus.

Afinal o que é Pecado?

Pecado é a violação de alguma norma ou dever, um erro. Os cristãos utilizam essa palavra porque ela expressa o que realmente aconteceu quando o homem errou. Ele violou a norma que o Senhor Deus havia dado a ele, fazendo com que houvesse a queda do homem.

Romanos 5:12 diz: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

Quando o primeiro homem cometeu o primeiro pecado ele se separou e se afastou de Deus. Isso por que Deus havia criado o paraíso para que o homem vivesse em harmonia. Ele preparou tudo o que o homem precisava para viver, alimentos, animais, e um companheira. O homem tinha um relacionamento intimo com Deus, a Bíblia relata em Gênesis 3.8a: Ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia.” 

Porém esse mesmo versículo nos mostra a queda do homem, “… e esconderam – se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.” Eles se esconderam por que se sentiram envergonhados na presença do Senhor. E é isso que o pecado faz, trás vergonha e separa o homem de Deus.

O homem se afastou de Deus por causa do pecado. E isso afetou toda humanidade, fazendo com que todos os seres humanos já nascessem pecadores. Então quando você compreende essa condição de pecador, precisa buscar mudanças e melhorias para a sua vida, que só encontrará em Jesus.

O Plano Perfeito de Deus

O pecado nos acompanha a todo momento. Então o que você pode fazer para não pecar mais? Se a todo momento você continua pecando? A resposta é simples, você precisa se arrepender dos seus pecados e buscar a salvação que é dada através de Jesus.

Quando o homem pecou Deus preparou um plano para que toda humanidade fosse salva. O plano consiste em enviar seu filho para terra, alguém perfeito, limpo, sem nenhuma mácula ou pecado para morrer na cruz. Para que através do seu sangue todos pudessem ter direito a salvação.

Jesus o plano perfeito

Essa é a Graça de Deus para com a humanidade. Graça é o favor imerecido. O homem não fez nada para merecer a salvação, mas Deus com a sua infinita bondade e pelo seu grande amor entregou o seu filho para a remissão de todos os pecados. João 3.16 diz: ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.”

Jesus Cristo o filho de Deus veio a terra e viveu como homem, passou por todos os problemas que enfrentamos por aqui. Isaías 53.4 diz: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si.” Ele não tinha nenhum pecado mas se fez pecado por nós para que tivéssemos a salvação.

Como ter acesso a Salvação?

Apenas o sangue de Jesus é capaz de limpar os nossos pecados. E apenas através dele que nós temos acesso a salvação. Quando Deus criou o homem não desejava que nós vivêssemos distante dEle. Porém o pecado afastou o homem de Deus.

Para que o homem se achegue novamente a Deus ele precisa obter a salvação, que é dada através de Jesus Cristo. Porém não basta apenas você saber que Jesus morreu na cruz, para que você possa conseguir a salvação. Você precisa reconhecer que é um pecador, se arrepender de seus pecados, e aceitar Jesus como Senhor e salvador de sua vida.

Você precisa compreender que Jesus se entregou e morreu naquela cruz por você. Ele deixou a sua glória, viveu entre nós conheceu as nossas dores, se fez carne. Morreu, venceu a morte, e no terceiro dia ressuscitou para conceder a salvação.

Jesus salvador

E mediante a todo esse sacrifício a única coisa que você precisa fazer é convidar Ele para morar em seu coração. Aceitar que ele governe a sua vida, e buscar novamente ter comunhão com o Senhor. Compreendo todas essas coisas você terá acesso a salvação, que é dada mediante ao sacrifício de Jesus. Tito 2:11-13 diz:

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Jesus Cristo se entregou na Cruz para nos remir de toda maldade, nos purificar, para que nós pudéssemos ser novamente povo seu. Escolhidos, separados e dedicados para vivermos de forma sensata e justa, procurando sempre faze o bem, e praticar boas obras.

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo