5 Fatos sobre Jesus Cristo que talvez você não saiba

Sem dúvida nenhuma sabemos que Jesus Cristo é o filho enviado de Deus à terra para ser o salvador de toda humanidade. Enquanto viveu aqui na terra operou vários milagres, desde fazer cegos enxergarem, coxos andarem, até ressuscitar pessoas que já se encontravam mortas.

Ele é a representa o cristianismo e é figural central do evangelho. A história de Jesus é a mais marcante dentre todos os seres humanos que já existiram na face terra. A maioria das pessoas que vivem no mundo conhecem quem é Jesus, o seu ministério, e as suas obras.

Ele foi exemplo de vida para todos nós, pois mesmo passando por todas as tentações desse mundo, não pecou em nenhum momento. Foi homem santo, justo e íntegro, cumprindo as profecias, que antes mesmo dele vir a terra, já haviam sido escritas.

Porém ainda existem muitos mitos a respeito da passagem de Jesus pela terra. E hoje nós vamos esclarecer alguns fatos que talvez você ainda não saiba sobre Jesus Cristo.

Ficou interessado? Então venha conhecer ainda mais sobre a vida desse homem que transformou a história!

1. Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro

Pode ser surpresa pra alguns, ou não, mas Jesus não nasceu no natal, como a gente comemora. Embora os cristãos e boa parte do mundo comemora no dia 25 de dezembro a data em que Jesus Cristo veio ao mundo, isso não poderia estar mais longe da verdade.

A verdade é que essa data é apenas comercial. Criada celebrar o nascimento de Jesus, e também para que as pessoas pudessem se reunir com seus familiares e amigos.

Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro
Imagem Ilustrativa

A Bíblia não relata o dia exato do nascimento de Jesus Cristo. Porém a data mais provável do nascimento de Cristo segundo historiadores, seria entre os meses de maio e setembro, pois é época de calor em Belém, a cidade em que Ele nasceu.

Isso porque dezembro é a época de inverno rigoroso em Israel, sendo assim haveriam condições para que uma criança nascesse em uma estrebaria e ser deitado em uma manjedoura com pouco, ou, sem nenhum agasalho, como aconteceu com Jesus.

2. Os Três Magos do Oriente não compareceram no seu nascimento

Vocês conhecem a história dos três Magos que vieram do Oriente trazendo presentes para o rei Jesus Cristo. A Bíblia conta que eles eram grandes estudiosos das estrelas, e de onde ele moravam conseguiram ver a estrela brilhante, assim se lembraram da profecia dizia que a estrela representava a chegada do Rei à terra.

Mas diferente do que todos pensam, eles não estiveram presentes no dia do nascimento de Jesus. Isso por que eles moravam no Oriente, que é muito distante da cidade de Belém. Como naquela época não haviam carros, o meio de transporte que eles utilizaram foram camelos.

Os Três Magos do Oriente não compareceram no seu nascimento
Imagem ilustrativa

O que fez com que a viagem deles durasse cerca de2 anos. Mateus 2.11 diz: “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.”

Dessa forma se eles entraram em uma casa, Jesus já não se encontrava na estrebaria e sim em uma casa. Não se sabe a quem essa casa pertencia, mas podemos ver que já havia algum tempo que Jesus havia nascido.

3.  Jesus Cristo não era pobre

Muitas pessoas acham que Jesus Cristo era pobre e que passava necessidades. Mas ao contrário do que todos imaginam, isso está longe da verdade.

A árvore genealógica de Jesus contém o Rei Davi e Salomão que são considerados uns dos homens ricos que já passaram pela terra. Então por que todos pensam que Jesus era pobre? A explicação mais lógica pra isso está no seu nascimento.

Como Jesus Cristo nasceu em uma estrebaria, essa imagem do pobre menino Jesus é a que mais ressoa em nossas mentes. Mas existe uma explicação para que o nascimento de Jesus tenha acontecido dessa forma. Ele foi posto numa manjedoura para se tornar acessível a todos e a qualquer um.

Jesus Cristo não era pobre
Imagem Ilustrativa

Coríntios 8.9 diz: “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.”

Dessa forma podemos compreender que Ele se fez pobre em favor de nós. Mas não teve uma vida miserável como imaginamos. Ele cresceu como um homem comum, em uma família bem estruturada e cheia de amor, onde não passou necessidades.

4. Jesus foi criado em Nazaré, uma cidade pequena e desprezada

Jesus Cristo também conhecido como Jesus de Nazaré, ou Nazareno, disso você já sabe. Mesmo tendo nascido na cidade de Belém, sua família teve que fugir por conta do decreto do Rei Herodes, de matar todos os meninos com até 2 anos de idade.

Sendo assim a família de Jesus se mudou para Nazaré, onde ele cresceu e viveu até sua idade adulta. Mas o que você pode ainda não saber é que Nazaré é uma cidade muito pequena e possuía na época de 200 a 400 habitantes.

 Jesus foi criado em Nazaré, uma cidade pequena e desprezada
Imagem Ilustrativa

Como era uma cidade do interior, algumas pessoas não levavam tão a sério. E há na Bíblia uma passagem em João 1. 45-46 que diz: “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

Ou seja Nazaré era uma cidade pequena e desprezada, e por conta disso, fizeram chacota com Jesus, por Ele vir desse lugar.

5. Os soldados que o crucificaram brigaram por sua túnica

Nos tempos de Jesus Cristo era muito comum que as pessoas usassem túnicas, e as vestes de Jesus não eram diferentes. Porém a túnica que Ele utilizava era feita de linho e sem costura, feita apena com um tecido. Naquele tempo apenas homens ricos usavam essa peça de roupa.

Para que você tenha uma noção do valor da sua túnica, após crucificarem Jesus, os soldados lançaram sortes entre si para saber quem ficaria a peça. Como podemos ver no texto de João 19. 23-24:

 Os soldados que o crucificaram brigaram por sua túnica
Imagem Ilustrativa

“Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.”

Dessa forma foi cumprida a profecia que se encontra em Salmos 22.18: “Dividiram as minhas roupas entre si e lançaram sortes pelas minhas vestes.”

Considerações Finais

E ai gostaram dessas curiosidades? Você já sabia alguma delas? Deixe aqui nos comentários, qual foi a que mais te surpreendeu. Esperamos que essas informações acrescentem na sua vida. Deus te abençoe!!

Veja também:

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo