Cristão pode participar de Halloween?

O Halloween também conhecido como dia das bruxas, é uma celebração muito forte na cultura norte americana. Mas que nos últimos anos tem tomado grande força no Brasil. Cada vez mais brasileiros tem sido adeptos dessa festa, e hoje vamos esclarecer se convém ou não um cristão participar.

Para começar vamos deixar claro que não existe nenhuma passagem na Bíblia que diz “não participarás de Halloween”. Porém devemos estar atentos a história que existe por trás dessa festa. Aos olhos de pessoas comuns esse dia é apenas para se fantasiar e se divertir.

Mas a verdade é vai além disso, pois existe muita história por trás dessa celebração. E nós como cristãos devemos pensar rever os nossos conceitos e ter em mente em quem nós temos crido. E principalmente qual é o nosso papel nesse mundo.

Jesus Cristo nos chamou para sermos sal da terra e luz do mundo, ou seja, não devemos nos misturar com coisas pagãs, mas devemos fazer a diferença. Pois participar ou não do Halloween é uma decisão que cada cristão deve tomar de acordo com a sua própria consciência.

Dessa forma vamos apresentar as origens dessa festa, para que você saiba mais a respeito, e verdadeiramente do que se trata o dia das bruxas.

As origens do Halloween

As origens do Halloween é como a maioria das festas populares. Possui origens tanto cristãs como pagãs. Segundo a história, as tradições dessa festa vem de povos pagãos da Europa conhecidos como Celtas.

No dia 31 de outubro eles festejavam o fim da colheita e o início do inverno. Isso porque as folhas das árvores já estavam caindo, as noites chegando mais rápido e a havia queda na temperatura, hoje entendemos que se trata apenas do outono chegando. Mas para eles significava que o deus sol estava perdendo a sua força por causa do senhor da morte.

Porém essa noite também estava ligada a rituais religiosos para apaziguar os deuses e os espíritos dos mortos. Pois no dia 1 de novembro comemoravam a Solenidade de Todos os Santos. Por isso, a noite de 31 de outubro, no inglês antigo, se chamava “All hallow’s eve” (véspera de todos os santos). E mais tarde, esta expressão virou “Halloween”.

Cristão pode participar de Halloween?
Imagem Ilustrativa

O povo Celta foi cristianizado, porém nem todos renunciaram os seus costumes pagãos. Do mesmo modo, a coincidência cronológica da festa pagã de “Samhein” com a celebração de todos os Santos e a dos defuntos, comemorada no dia seguinte, fez com que as crenças cristãs fossem misturadas com as antigas superstições da morte.

Atualmente o Halloween se tornou uma festa popular. Para muitos é só uma noite para se fantasiar e brincar de “gostosura ou travessura” (pedir doces de porta em porta).

Mas, por outro lado, há muita ênfase em coisas ruins como demônios e bruxas. A noite de Halloween é uma data importante no calendário de praticantes de bruxaria e satanismo. Onde são realizados cultos demoníacos, pois inicia o novo ano satânico. É nesta data que os grupos satânicos sacrificam os jovens e especialmente as crianças.

Participar de Halloween é pecado?

Depois de saber um pouco mais da história, você deve pensar, posso glorificar a Deus com o Halloween? Nós como cristãos devemos ter uma postura diferente. Pois existem diversos atos nas festas de Halloween que podem fazer um cristão se sentir desconfortável.

1 Tessalonicenses 5.22 diz: ” Afastem-se de toda forma de mal”. Diante da história por trás da festa, e do seu verdadeiro significado, não faz sentido algum para nós cristãos participarmos. Pois não há nada a se comemorar diante dessas coisas.

Cristão pode participar do dia das bruxas?
Imagem Ilustrativa

Se realmente o sentido de nossas vidas é glorificar a Deus como poderemos participar de uma festa onde o intuito é exaltar coisas sombrias, macabras, e satânicas? Reflitam no que a palavra de Deus diz:

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.” Romanos 13:11,12.

Tenha sabedoria nas suas escolhas, Deus abençoe!!

Veja também:

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo