Deus Sempre Responde Nossa Oração

Como você tem recebido as respostas que Deus para sua oração? Sabemos que Deus age segundo a sua vontade e mediante aquilo que pedirmos com à Ele em oração. No entanto Ele tem 3 respostas para as nossas orações, sim não e espere.

Conta-se a história de um homem que foi atingido por uma grande enchente e pediu a Deus que salvasse a sua vida. Vieram várias pessoas tentando resgatá-lo, com carros, barcos e até helicóptero, quando ele já havia subido para o telhado da casa. Mas para todos que iam lhe buscar ele dizia que não, – Deus mesmo vem me salvar”.

Quando este homem foi levado pelas águas e morreu, lá no céu perguntou para Deus: “porque o Sr. não me salvou?” E Deus lhe respondeu: Eu bem tentei salvar sua vida, de várias maneiras, usando diversas pessoas, mas você não quis ser socorrido pelos meios que eu providenciei.

Assim como este homem, muitas vezes pensamos que Deus não está respondendo nossas orações, contudo Ele sempre responde não da maneira que desejamos ou na hora que queremos. Mas Ele na sua infinita bondade providencia meios e move o mundo para nos socorrer.

Por isso quando orarmos, pedindo algo para Deus devemos estar sensíveis e atentos porque Deus vai trabalhar de variadas maneiras e por meio de muito pessoas ou situações para nos atender.

João Wesley dizia que “Deus não faz nada que não seja em resposta à oração”. Acima de tudo Deus age quando oramos. Pois a oração é a alavanca que move o braço de Deus’.

Como alcançar resposta às orações? Vamos aprender um pouco sobre o ensinamento de Jesus sobre a oração:

Pedir e Receber

Mateus 7.7a diz: “Pedi, e dar-se-vos-á”. v.8a: “Pois todo o que pede recebe

Para pedir algo usamos a boca. Quando falamos usamos os lábios para expressar nosso desejo. A fé está sempre relacionada à expressão voluntária e verdadeira de quem acredita.

Jesus ensinou que “se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mt. 17.20 e Mc 11.23).

Pedir em oração

Vejam um caso: Jesus ao perceber que o cego precisava ver, no episódio da cura do cego Bartimeu narrado em (Marcos 10.51), perguntou primeiro a ele “que queres que eu te faça? Jesus já sabia o que ele precisava, então para que uma pergunta como essa? Foi para lhe dar oportunidade de declarar sua fé.

Outro caso: A própria salvação depende do ato de afirmar sua fé com palavras “porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Romanos 10.9,10).

Deus não nos dá o que nós queremos. Ele nos dá o que nós precisamos! “Porquê todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso pai Celestial bem sabe que necessitai de todas estas coisas.” (Mateus 6.32)

Sabe porque muitos não conseguem o que precisam? É porque não pedem corretamente. “Pedi e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3). Peça o que é justo, peça para você e para os outros, não seja egoísta mas reparta. Você tem pedido com este intuito e com está fé? Peça assim e creia que receberás!

Buscar e Encontrar

 Mateus 7.7b diz: “buscai e achareis”. v.8b: “o que busca encontra”

Buscar é com os olhos. Buscar é olhar em volta e agir com seu corpo inteiro, buscar é mais que pedir. Então neste ponto em que a pessoa está buscando ou procurando, sua oração alcançou um nível mais intenso. Além de pedir está disposto a buscar.

Sua vontade de vencer está fortalecida. Por isso a Palavra de Deus ensina “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6). Você deve ser perseverante na fé, e insistir em dizer para o Senhor: me abençoe. Assim como Jacó no vau de Jaboque lutou com o anjo, e disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares,” (Gên.32.22-26).

Buscar a Deus

Esta luta é ferrenha e dura, a luta para alcançar a vitória é o mesmo tipo de luta que levou Gideão a fazer uma prova com Deus para saber quantos homens do povo estavam mesmo dispostos a lutar. Onde apenas trezentos homens mostraram que estavam preparados (Juízes 7.6-16). Muitas pessoas querem vencer, mas não estão dispostas a batalhar por sua vitória. Se hoje você quer vitória, terá que mudar suas atitudes para com Deus.

Muitas pessoas pedem para intercedermos por suas vidas, mas não vão orar, não conseguem pedir por si próprios. Será que encontrarão o que não estão buscando? Assim como uma pessoa que ora para conseguir um emprego, contudo ainda não saiu para procurar, nem mesmo entregou currículos. Será que essa pessoa conseguirá um trabalho? Reflita.

E Você tem buscado a Deus? Busque com fé que encontrará! Acharás muito mais, pois “de Deus é boa medida, recalcada, sacudida e transbordante”(Lc.6.38).

Bater e Abrir

Mateus 7.7c diz: “batei, e abrir-se-vos-á”. v.8c “a quem bate, abrir-se-lhe-á” v.8c”.

Bater e abrir se fazem com a mão. Já é algo mais intenso, significa pegar, tomar posse. Depois de pedir e buscar, chegou a hora de fazer alguma coisa mais intensa ainda, que é avançar em direção ao que almejamos ou necessitamos.

Bater na Porta

Quando você bate em uma porta significa que você acredita que ali dentro há o que você precisa. O povo de Deus só viu o mar vermelho se abrir depois que deram o primeiro passo de fé sobre a água (Êxodo 14.15). As muralhas de Jericó só ruíram depois que o povo marchou e gritou (Josué 6.20).

Precisamos crer que Deus é o único que pode abrir portas (Apocalipse 3.8). Isso é ter fé. Pois as portas serão abertas apenas quando batermos. Crer é agir “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2.17). Muitas vezes precisamos passar um longo tempo em oração até que nossa fé seja fortalecida para receber a vitória.

Você tem agido com fé, batendo nas portas? Bata na porta com fé que se abrirá! Prossiga orando!

CONCLUSÃO

O que acontece quando oramos? O mínimo que pode acontecer é você ter uma resposta. Você tem direito de uma resposta. A resposta vem de acordo com o pedido: quem pede recebe, quem busca encontra, quem bate é aberta a porta. Deus faz sempre o melhor por seus filhos (Mateus 7. 9-11).

Deus é soberano para responder como quer. Ele sempre responde o melhor:

SIM – Aprovação

NÃO – Reprovação

ESPERA – Tempo de Deus

Você precisa aprender a buscar saber a vontade e Deus antes de pedir. Para quando pedir ter a certeza da resposta: “Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3.20).

Deus responde sempre! Às vezes nós é que não ouvimos.

Veja também: Como usar a Bíblia Sagrada No Celular! Veja As Funcionalidades Do App.

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, sou Cristã Protestante, ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo