Sabedoria Financeira: Princípios bíblicos sobre finanças

Você sabia que existem princípios bíblicos financeiros? A Bíblia contem diversos ensinamentos que podem mudar a sua vida financeira.

Deus deixou importantes instruções de como administrar as suas finanças, e vamos mostrar a luz da palavra como você deve conduzir sua vida nesse aspecto. E dessa forma ter uma vida confortável, pois Deus deseja para os filhos tenham uma vida prospera e abundante.

Muitos cristãos caem em falsas doutrinas a respeito de suas vidas financeiras. Dão mais ouvidos a palavras de homens, e não se preocupam em saber o que Deus diz. Pois o Senhor tem um propósito para tudo que acontece debaixo do céu, e Ele deseja que todos estejam conscientes dos seus planos.

Deus nunca desamparou os seus, e a Bíblia está recheada de princípios que devem ser espelhados. Histórias de superação e de boa administração que mostram o poder dEle sobre todas as coisas.

Por isso confira agora quais são os princípios bíblicos financeiros que você deve conhecer. E caso você não tem utilizado esses princípios, comece desde já a aplicar em sua vida!

Princípios bíblicos para alcançar uma vida próspera

Você pode estar se perguntando o que a Bíblia tem a ver com dinheiro, já que se trata de um livro religioso. Mas uma pesquisa realizada pelo escritor americano Howard Dayton, mostrou que existem mais de 2350 versículos falando sobre dinheiro, finanças e riqueza na Bíblia.

Encontramos muitos desses princípios bíblicos financeiros no livro de Provérbios, o qual vamos usar de base. Pois nele encontramos mais de 100 passagens sobre esse tema.

O livro de Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão um dos homens mais sábios que já esteve na terra. Ele foi rei de Israel por volta do ano 900 a.C. O livro contem diversos ensinamentos, mas o seu tema central trata de como obter uma vida mais sábia.

A sabedoria é um dos princípios mais importantes da vida, pois uma pessoa sábia sabe tomar boas decisões. Por isso para lidar com dinheiro você deve buscar sabedoria no lugar certo, e nada melhor do que aprender diretamente da fonte. Então confira quais são os princípios bíblicos financeiros para alcança uma vida próspera.

Deixe a preguiça de lado

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.” Provérbios 6:6-11

Segundo o dicionário, preguiça é aversão ao trabalho, podendo ser interpretada ainda como negligencia, morosidade. Essa passagem do livro de Provérbios mostra que o caminho do homem preguiçoso é a miséria. Então se você anseia por uma vida próspera, deixar a preguiça precisa ser o primeiro passo.

Sabedoria Financeira deixe a preguiça de lado
Imagem Ilustrativa

Nesse mesmo texto ele mostra o que você deve fazer: “…trabalham durante o verão, ajuntando provisão para o inverno.” Dessa forma aproveite a sua juventude, enquanto ainda existe vigor, para trabalhar duro. Não tenha preguiça mas corra atrás das suas oportunidades.

Olhe para o alto e busque criar coisas para futuro, comum olhar para a longevidade. Pensando na sua independência financeira e construção de vida boa e sustentável.

Gaste menos do que ganha 

“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.” – Provérbios 21:20

Mais um dos princípios bíblicos financeiros descritos na bíblia é gastar menos do que você ganha. Parece até um conselho óbvio, porém ainda existem muitas pessoas que fazem isso. Gastam sem pensar, fazem dívidas ao invés de fazerem um controle de gastos.

Princípios bíblicos sobre finanças
Imagem Ilustrativa

Por mais que seja algo de conhecimento de todos, não é algo que todos conseguem fazer. Por isso consuma de forma consciente, não entre m dívidas que você não consegue arcar, tente viver sempre um degrau abaixo do seu padrão de vida.

Economizar é o conselho que se pode tirar dessa passagem. Dessa forma você estará seguindo os princípios bíblicos, e tomando atitudes sábias.

Evite as dívidas

“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” – Provérbios 13:11

Contratar um empréstimo, seja com um banco, uma financeira, uma loja ou até mesmo com um parente, te coloca em uma posição de devedor. Isso faz com que você se torne servo dos credores. Fazendo com que as receitas que você gerar, será para pagar as suas dívidas. Por isso pense bem antes de pegar dinheiro com alguém.

Não queira ficar a mercê de juros altos, em alguns casos até abusivos. Além de constrangimentos que você pode passar por não conseguir honrar as suas dívidas, e dessa forma o CPF é negativado. Ou ainda pior, quando um amigo ou familiar expõe a situação para outras pessoas.

Por isso evite fazer dívidas siga os princípios que sábio Salomão deixou para que você tenha controle da sua vida financeira e consiga alcançar uma vida próspera.

Não queira ser dominado e fadado à uma vida não bem sucedida.

Poupe e invista regularmente

O dinheiro ganho às pressas diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” – Provérbios 13:11

A prática da poupança é um dos princípios bíblicos que está diretamente ligado ao funcionamento das finanças.

A vida é feita de processos, e você precisa ter consciência disso principalmente quando o assunto é fazer dinheiro render. Um dos maiores erros de quem deseja fazer com que o seu dinheiro renda é ter pressa e não compreender o processo.

Poupe e invista regularmente
Imagem Ilustrativa

O imediatismo pode ser o seu maior inimigo, fazendo com que não obtenha sucesso em suas aplicações. Pois promessas de dinheiro fácil e rápido, acabam sendo enganosas e geram grande prejuízos.

A forma correta é que você procure fazer uma poupança mensalmente. Procure por formas e meios de também investir o seu dinheiro com regularidade. E para que esses investimentos tragam o retorno esperado você deve ter disciplina e planejamento financeiro. 

Trabalhe com dedicação 

“Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.” – Provérbios 22:29

O trabalho dignifica o homem e a bíblia mostra como esse trabalho é valorizado. Pois ela afirma que aquele que essa pessoa terá o seu devido reconhecimento. Por isso se você não se dedica ao que faz não alcançará lugares altos.

Pois é por meio do trabalho que se pode realizar sonhos e alcançar objetivos. Contudo, quando existe zelo e dedicação com ao trabalho os frutos que você colherá serão bons frutos e sem dúvidas o você será reconhecido.

Muitas pessoas gostam de atribuir o sucesso à sorte, mas isso não passa de uma mentira. O sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação, princípios que você deve levar com você aonde quer que esteja. Tenha consciência de nenhum trabalho é em vão.

Invista em conhecimento

A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e seu ouvido aberto para ouvir novas ideias.” – Provérbios 18:15

Um dos princípios bíblicos fundamentais para uma vida financeira bem sucedida é o conhecimento. Ter uma mente aberta e sempre buscar por novos caminhos, faz com que os seu horizontes se expandam e dessa forma você começa a ter novas ideias.

Sabedoria Financeira Invista em conhecimento
Imagem Ilustrativa

O conhecimento é a fonte do saber e do poder. Uma pessoa que procura por conhecimento conseguirá exercer todos os princípios citados anteriormente. Pois ele é o principal meio de para que você cresça em todas as áreas da sua vida, seja financeira, espiritual, e pessoal.

Por isso nunca pare de aprender, busque sempre por conhecimento. Estude, e eduque-se financeiramente.

Veja também:

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo