Como fazer o jejum de Daniel?

Daniel foi um grande homem de Deus e a sua trajetória deixou diversos exemplos e um deles foi o jejum. E vamos te mostrar como fazer o jejum de Daniel para que a sua comunhão com Deus esteja ainda mais próxima.

O jejum de Daniel consiste em um jejum parcial, onde você evita comer alimentos e que são saborosos. Com o objetivo ter mais intimidade e comunhão com o Senhor, renegando seus prazeres na alimentação.

Todo cristão tem a consciência de que precisa buscar fortalecer o seu espírito e uma das melhores formas de fazer isso é com jejum e oração.

Veja por que o jejum é tão importante e necessário para sua vida cristã:

Mateus 26.41 diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Para que o seu espírito possa estar fortalecido você deve negar aos prazeres carnais. Sabemos que um dos maiores prazeres da vida está na alimentação.

E ao se abster de comer coisas que são saborosas por um tempo é um sacrifício, que te aproximará de Deus, e fortalecerá o seu espírito, assim como aconteceu na vida de Daniel.

O jejum de Daniel é uma ótima opção para aquelas pessoas que por motivos de saúde não podem passar longos períodos sem se alimentar. E também é recomendado para quem opta por fazer um jejum por um período maior de tempo. Portanto veja como fazer o jejum de Daniel.

Como começou a história do Jejum de Daniel

A história de Daniel se passa no tempo em que o povo de Deus estava cativo na Babilônia. E na Bíblia relata como fazer o jejum de Daniel o ajudou a superar diversas situações.

O seu primeiro jejum está relatado no livro de Daniel, ele realizou junto com seus amigos Hananias, Misael e Azarias. Eles optaram por não se alimentarem das comidas que estavam sendo oferecidas pelo rei da Babilônia, e decidiram comer apenas vegetais e beber água.

Porém os criados ficaram com medo de que a alimentação poderia comprometer o seu rendimento. Então Daniel pediu um prazo de 10 dias para manter a alimentação com água e vegetais como prova de que isso não comprometeria seus rendimentos.

O primeiro jejum de daniel
O primeiro Jejum de Daniel

Daniel e seus amigos estavam evitando a comida luxuosa do rei como uma forma de se proteger da contaminação babilônica. E utilizaram dessa alimentação para se diferenciar, e manterem a sua identidade, pois eles eram servos de Deus.

Com esse jejum eles estavam provando ao rei Nabucodonosor a sua dependência e confiança em Deus. Pois o objetivo do rei era que todos os cativos assimilassem a cultura babilônica, com o treinamento que eles receberiam.

Porém o foco de Daniel e seus amigos estava em Deus. E se alimentando de forma diferente eles mostravam que eram o povo de Deus numa terra estranha. Que dependiam de Deus para viver e não do rei Nabucodonosor.

Passado os 10 dias Daniel e seus amigos se apresentaram diante do rei e estava com uma aparência melhor do que os outros que participaram da mesa do rei. Dessa forma podemos ver que Deus não os desamparou, mas honrou o sacrifício que eles fizeram.

O jejum de 21 dias de Daniel

Vamos falar do mais famoso jejum que Daniel realizou, chamado de “Jejum de 21 Dias de Daniel”, que é baseado no jejum que o profeta realizou durante o reinado de Ciro, rei da Pérsia.

“Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas.” Daniel 10:2-3

O jejum durou cerca de 3 semanas, e Daniel não comeu carne, nem coisas saborosas e não bebeu vinho. Ele também não se perfumou durante esse tempo. Passou todos os 21 dias chorando e suplicando a Deus.

E atualmente é um dos jejuns mais conhecidos, não só no meio cristão, mas também entre pessoas comuns. E podemos encontrar pela internet diversas fórmulas de faze-lo, e por isso vamos mostrar aqui como fazer o jejum de Daniel. Caso você ainda tenha dúvidas de como funciona.

O jejum de vinte e um dias de daniel
O jejum de 21 dias

O que fica claro segundo Daniel 10.2-3 é que ele se absteve de coisas que lhe eram saborosas, ou seja, deixou de fazer algo que trazia prazer à sua carne. Para que dessa forma ele pudesse então buscar ainda mais à Deus.

Sendo assim você deve saber o jejum não possui finalidade estética, ou para se mostrar “mais santo” dos que seus irmãos. O seu jejum deve ter propósito, e nesse período o seu ser deve estar voltado a buscar mais intimidade com Deus. O jejum é uma poderosa ferramenta para fortalecer o seu espírito.

O que deixar de comer durante o jejum de Daniel

A Bíblia não dita o que você deve deixar de comer. Não é possível encontrar uma lista com o que deixar de comer durante o jejum, mas vamos te dar ideias de como fazer o jejum de Daniel e quais alimentos evitar:

  • Carnes
  • Doces
  • Refrigerantes
  • Lanches

Como fazer o jejum de Daniel é sobre deixar de atender os seus prazeres, além de se abster apenas de alimentos, você pode fazer jejum de:

  • TV
  • Jogos
  • Redes Sociais
  • Tratamentos de Beleza

É claro que você não precisa deixar de comer ou fazer todas essas coisas de uma só vez. Escolha aquilo que mais te prende, aquilo que realmente será um sacrifício para você. E faça um propósito real diante de Deus, pedindo para que Ele fortaleça o seu espírito e te dê forças para continuar.

Quanto tempo dura o Jejum de Daniel?

O tempo de duração de um jejum é pessoal, cada pessoa tem a liberdade para decidir por quanto tempo levará o jejum. Porém diversas pessoas seguem o exemplo de como fazer o jejum de Daniel e optam por realiza-lo durante 21 dias.

Como fazer o jejum de daniel e quanto tempo dura
Como fazer o jejum de Daniel e por quanto tempo?

Caso você decida por fazer o jejum por menos tempo não significa que você esteja errado. Mas faça conforme as suas forças e segundo a vontade que Deus colocar em seu coração.

O importante é lutar contra a sua carne para fortalecer o seu espírito, buscando a cada dia ter maior comunhão com o Senhor.

Vantagem de realizar o jejum de Daniel

  • Não precisa ser um jejum apenas de alimentos
  • Não precisa passar longos períodos sem comer. Ideal para quem tem problemas de saúde
  • Tem a opção de manter o jejum por um período maior de tempo

Considerações finais

Esperamos que você possa ter esclarecido qualquer dúvida de como fazer o jejum de Daniel. Que Deus te ajude nesse propósito e que dessa forma você possa permanecer ainda mais firme nos caminhos do Senhor.

Sem dúvidas não será um período período fácil, pois abster a carne de seus prazeres é uma tarefa difícil. Não sabemos exatamente o que pode acontecer durante esse tempo, mas creia que Deus agirá conforme a necessidade, e te abençoará.

Pois Deus dá a certeza de que você o encontrará, se o buscar de todo o coração. Deus te abençoe!!

Veja também:

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo