Versículos que não existem na Bíblia

Você sabia que existem vários ditos populares que contem o nome de Deus, mas que são versículos que não existem na Bíblia? Muitas pessoas acreditam que essas frases pertencem a palavra de Deus, mas não passam de ditos que se popularizaram.

Porém se você é um cristão deve conhecer as Escrituras, e não sair por ai repedindo frases que ouviram por terceiros e com a plena convicção de que elas estão realmente escritas na Bíblia, o que não é verdade. É muito importante saber o endereço dos versículos, sabendo o livro e capítulo.

Não é por que uma frase faz sentido você deve acreditar que ela saiu da boca de Deus. Esse é um alerta para todos aqueles que adoram utilizar bordões prontos e tem preguiça de ler a Bíblia. Em Oséas 4.6 diz: “O meu povo perece por falta de conhecimento.”

Por isso vamos esclarecer aqui é a origem dessas frases, para que você possa ter esse conhecimento. Lembrando que isso não ausenta a necessidade de ler a palavra de Deus e conhecer as escrituras.

Mas não é por que não está na Bíblia que essas frases não sejam verdadeiras, pois elas possuem conceitos bíblicos. Se você fala alguma dessas frases não se preocupe, pois não há problema algum.

Porém agora você vai saber que são apenas ideias e conceitos, que por muitas vezes são tirados de versículos existentes. Mas não estão escritos com essas palavra na bíblia.

1. “Quem não vem pelo amor vem pela dor

Quem não vem pelo amor vem pela dor
Imagem Ilustrativa

Sem dúvidas você já ouviu essa frase, em alguma pregação, em algum louvor, ou até mesmo da boca de alguém da igreja. Mas saiba que essa frase não é um dos versículos e você não conseguirá encontrar ela na Bíblia.

Deus te ama e ele deseja que você se achegue à Ele por livre e espontânea vontade. Ele deseja Sem ameaças, sem sofrimento, pois Ele tem preparado grandes coisas para a sua vida.

2. “O dinheiro é a raiz de todos os males”

Versículos que não existem na bíblia o dinheiro e a raiz de todos os males
Imagem Ilustrativa

Essa frase está quase correta, porém mais uma vez esse é dos versículos que não está correto, veja o que 1Timóteo 6.10 diz: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.”

Veja que não há nenhum mal no dinheiro, mas sim ao amor à ele. Por isso vigie para que o seu coração não esteja entregue as paixões desse mundo. Não seja corrompido pelo dinheiro, mas entenda qual é a verdadeira função dele em sua vida.

E dando que se recebe
Imagem Ilustrativa

3.” É dando que se recebe”

Mais uma vez vemos uma frase que é muito dita nas igrejas, porem é interpretada de forma totalmente errada. O versículo em Atos 20.35 diz: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.

Percebe a diferença? O ensinamento bíblicos não instruem que você realize uma “barganha”. Ou seja, você não deve esperar receber algo para retribuir. Pelo contrário você precisa encontrar prazer em oferece aquilo que você tem de melhor sem esperar nada em troca. Esse é um dos versículos que contém um dos mais belos ensinamentos.

Não cai uma folha da arvore sem que deus queira
Imagem Ilustrativa

4.”Não cai uma folha da árvore sem que Deus queira”

Essa ideia é até bíblica, pois parte da primícia de que Deus é soberano e sabe de todas as coisas. Como podemos ver em Lucas 21.18: “Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.”

Porém você pode revirar a bíblia de capa a capa que não vai conseguir encontrar essa frase. Na verdade essa frase faz apenas parte da letra de uma canção, que é tão bonita que as pessoas acreditam que está na Bíblia.

O cair e do homem mas o levantar e de deus
Imagem Ilustrativa

5.”O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”

Outra frase clássica no mundo cristão, mas que não é um dos versículos que contém na bíblia é essa. Ela é muito utilizada pois passa uma mensagem de ajuda e esperança.

Porém ela não é uma frase aleatória, foi inspirada no livro de Provérbios 24.16 que diz assim: “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal”.

O amor encobre uma multidao de pecados
Imagem Ilustrativa

6.”O amor encobre uma multidão de pecados”

Tome cuidado ao ouvir essa frase, pois o amor não encobre uma multidão de pecados. O versículos em 1Pedro 4.8 diz: “… o amor cobrirá uma multidão de pecados.”

Nesse sentindo quando o versículo diz que o amor cobrirá está falando de perdão. Encobrir significa esconder, o amor jamais poderia esconder o pecado. Isso quer dizer que o amor de Deus perdoa uma multidão de pecados, mas não os esconde.

Jesus e o medico dos medicos
Imagem Ilustrativa

7.”Jesus é o médico dos médicos”

Jesus realmente é aquele que tem poder pra curar toda e qualquer enfermidade. Isso nós podemos encontrar com facilidade na bíblia. Ele curou desde de paralíticos, cego de nascença, pessoas com lepra, até ressuscitou pessoas dentre os mortos.

Porém não há versículos na bíblia que digam que Jesus é o médico dos médicos com essas palavras. E então podemos afirmar com toda certeza essa frase é verdadeira, e podemos crer que Ele fará o impossível acontecer na vida daqueles que o buscarem

Considerações Finais

Existem ainda muitas frases que são consideradas bíblicas mas que não são versículos e não estão presentes na Bíblia. Por isso muito atenção ao citar versículos, procure saber se ele realmente está na palavra de Deus.

Um bom conselho para que você possa não errar mais é LEIA A BÍBLIA, pois essa é a única maneira de saber o que realmente está escrito lá. Caso você sinta dificuldade nesse processo temos aqui um Plano de Leitura da Bíblia em 1 Ano, que vai te dar um norte e te ajudará a sentir prazer na leitura da palavra.

Siga o conselho do salmista Davi que diz no Salmos 1.2: “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Que Deus te abençoe!!

Veja também:

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo