3 Coisas que um Cristão Não Deve Fazer

Você já se perguntou quais são as coisas que um cristão NÃO deve fazer?

Fato é, a maioria das pessoas sente dificuldade em seguir os caminhos de Cristo, pois pensam que é um caminho cheio de proibições e regras difíceis de serem seguidas, mas porque isso acontece?

Jesus ao se expressar à respeito do caminho da salvação disse: “Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.” Mateus 7.14

Ele deixa claro que o caminho é apertado, isso significa que esse não é um caminho fácil de seguir. Mas quando você decide entregar a sua vida à Cristo você passa a conhecer a verdade, e ela te liberta desses pensamentos.

Você passa a enxergar o mundo com outros olhos e percebe que estar ao lado de Jesus foi a melhor decisão da sua vida!

Porém ser cristão deve ir muito além de apenas dizer que aceita Jesus em seu coração. Quando a conversão realmente acontece, é natural que haja uma mudança de vida.

No entanto nem tudo são flores, e existem alguns costumes e comportamentos desse mundo que são hábitos difíceis de serem deixados, mas que não se adequam a uma vida cristã.

Portanto se você tem buscado deixar esses hábitos, e o seu desejo é guardar e seguir o caminho de Deus, deve saber que a luta é incessante e a todo momento!

Pois todos sabem da importância de ter uma vida de oração, leitura da palavra, jejum, comunhão com Deus e com os irmãos. Mas quais são as coisas que não devem ser feitas por um cristão? Se você tem essa dúvida, vamos listar aqui algumas coisas que não condizem com a doutrina cristã.

Veja as coisas que um cristão não deve fazer

1. Um cristão não deve se achar superior

Não devia mas existem cristãos que se acham superiores a outras pessoas. E a realidade é que, todos somos iguais. Romanos 3.23 diz: “Por que todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Veja, o autor diz que todos carecem da glória de Deus, pois todos são pecadores.

Coisas que um cristão não deve fazer - se achar superior aos outros
Imagem Ilustrativa

Somos todos criaturas de Deus, porém quem aceitou a Jesus como Senhor e salvador da sua vida, se torna um pecador arrependido. Isso quer dizer que você você foi justificado pela graça de Deus, e isso não te torna superior ou melhor que alguém.

Pois mesmo diante da condição de pecadores arrependidos, ainda pecamos e erramos. Porém sabemos que se confessarmos os nossos pecados, Deus concede perdão.

Todo cristão deve ter a consciência de que assim como ele foi alcançado, ele precisa alcançar outras pessoas. Essa é a mensagem do Reino, Deus deseja que todas as suas criaturas se tornem filhos.

E isso só é possível através da Salvação que dada por Jesus Cristo. Então ao invés de achar que você é melhor que o outro, estenda a sua mão, e tente influenciar positivamente a vida de outras pessoas.

Para que a mente delas também possa ser renova e transformada pela graça do Senhor. E através de você elas possam aceitar a Cristo como Senhor e salvador de suas vidas.

2. Não deve ser indiferente ao que está ao seu redor

É comum que você tenha uma rotina e faça parte de uma bolha social. Porém o mundo vai além disso, existem pessoas que estão sofrendo ao seu redor, e o que você tem feito a respeito?

Um cristão não deve ser indiferente ao que está ao seu redor
Imagem Ilustrativa

Você não vai conseguir resolver os problemas do mundo inteiro é claro, mas existem algumas coisas que você pode fazer.

A primeira coisa que um cristão deve fazer é orar pelas pessoas que estão passando necessidade, mesmo não as conhecendo, e depois agir para que algumas coisas possam mudar.

Converse com o seu pastor a respeito dos projetos sociais de sua igreja. E dessa forma colabore com a doações de cestas básicas, roupas, calçados, cobertores.

E se caso isso não aconteça na sua igreja, dê o primeiro passo e promova essa ação. Você estará fazendo a diferença na vida de alguém, e isso é o que o Senhor deseja que você faça.

Deus quer que os seus filhos impactem vidas de forma positiva, que realmente façam a diferença nesse mundo.

3. Um cristão não deve se sentar na roda dos escarnecedores

No início do livro de salmos o salmista deixa diversos conselhos que todo cristão deve seguir, ele diz : “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1.1

Um cristão não deve se sentar na roda dos escarnecedores
Imagem Ilustrativa

Ou seja você como cristão não deve agir de acordo com as pessoas que ainda não tiveram um encontro com Cristo. Não deve se deixar influenciar por essas pessoas, mas exercer influencia sobre elas. Porém, infelizmente não é isso que temos visto acontecer.

Cada dia que passa, vemos a igreja do Senhor cada vez mais “mundana”.

Por isso vigie, perceba qual o tipo de pessoas você tem escolhido para estar junto, para andar e conversar. Sabemos que é impossível falar, ou andar apenas com pessoas cristãs, mas não se deixe levar por pessoas que não creem em Cristo.

Considerações Finais

Essa é uma pequena lista a respeito do que um cristão não deve fazer. Porém esses são passos que você pode colocar em prática a partir de hoje.

Estamos em constante crescimento e busca pelas santidade. O pecado é algo que faz parte da humanidade, porém não deve ser normalizado.

Por isso observe suas ações e se você tem falhado em algum dessas coisas, busque ajuda do Espirito Santo pra te ajudar a se libertar.

Mais importante que se preocupar com o que não deve ser feito, é buscar fazer o que é certo. E você só poderá encontrar isso quando você estiver em comunhão com Deus, orando, lendo a bíblia e fortalecendo seu espírito.

Que Deus te abençoe!

Veja também:

Raquel de Paula

Graduada em Ciências Econômicas, Cristã Protestante, e ativa nas atividades da Igreja. Escrevo para O Correio de Deus e para outros sites do Grupo SED.

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo